É por isso que é particularmente importante ser proativo
“Os alimentos se decompõem em glicose, que é a fonte preferida de combustível para o cérebro e os músculos”, diz ela. “Um lanche pode ajudá-los a se concentrar nas tarefas escolares ou alimentá-los para atividades extracurriculares. “Não só isso, diz King, mas lanches também são uma ótima maneira de compensar qualquer déficit na dieta de uma criança. Então, por exemplo, se seu filho não gosta de beber leite durante o jantar, um smoothie feito com iogurte e frutas pode ser uma ótima maneira de aumentar a ingestão de laticínios, diz Maples.
Como fazer lanches saudáveis após as aulas
Aqui estão algumas outras dicas úteis para lembrar ao planejar os lanches depois da escola do seu filho.
Concentre-se em alimentos integrais. Sempre que possível, escolha frutas e vegetais frescos, carnes magras e peixes, grãos inteiros e outros alimentos comumente encontrados no perímetro externo do supermercado sobre lanches processados que são carregados com conservantes ou adicionados de açúcares, gorduras ou sal, diz Yvette Penner, RD, nutricionista pediatra do Floating Hospital for Children no Tufts Medical Center, em Boston. Esses alimentos contêm cálcio, potássio, vitamina D, fibras e ferro, diz Paquette, e algumas pessoas – adultos e crianças – não comem o suficiente desses nutrientes.
Emparelhe proteína com fibra. Combinar uma fonte de proteína e um carboidrato rico em fibras pode dar a seus filhos um aumento de energia enquanto os abastece até a hora do jantar, diz Penner. Alguns exemplos de excelentes combinações: fatias de maçã com manteiga de nozes, iogurte desnatado com frutas vermelhas ou homus com cenouras infantis.
Reduza o açúcar adicionado. “Procure comer menos de 25 gramas por dia de açúcares adicionados, ou cerca de 6 colheres de chá”, diz King. Paquette observa que, em média, as crianças nos Estados Unidos consomem muito açúcar, o que pode contribuir para a obesidade e outras comorbidades, como o desenvolvimento de diabetes ou doenças cardíacas.
Experimente trocar bebidas adoçadas com açúcar, como chás, ponches e refrigerantes, por frutas inteiras e, diz Paquette, substitua o pudim ou iogurte adoçado por iogurte natural coberto com frutas frescas.
Use alimentos naturais como adoçantes. Algumas crianças podem devorar vegetais alegremente, mas se seu filho se recusar a comer qualquer coisa verde, experimente adoçar um smoothie verde com algumas frutas. As crianças podem resistir no início, mas se você conseguir que elas experimentem, elas podem perceber que a fruta torna o smoothie saboroso e saboroso, diz Maples. Seja paciente e continue tentando; pode levar algum tempo, mas, eventualmente, seu filho pode embarcar nos verdes. Para incentivar ainda mais o amor por alimentos verdes, você pode misturar algumas uvas verdes, laranjas, pedaços de abacaxi e espinafre para criar uma bebida que parece vegetais, mas tem gosto de frutas tropicais.
Envolva seus filhos na hora do lanche. Incentivar seu filho a escolher e fazer seus próprios lanches pode ajudar até mesmo os mais exigentes a expandir seu repertório. Uma ideia: faça uma lista de opções de lanches saudáveis e coloque-os em cartões de índice, sugere Maples. “Misture-os se quiser e misture e combine os cartões”, diz Maples. “Diga ao seu filho:‘ OK, vamos planejar nossos lanches para a semana. ’” Esta é uma boa maneira de ajudá-los a fazer suas próprias escolhas, diz ela.
Outra ótima maneira de envolver as crianças: dê-lhes ingredientes para fazer sua própria mistura para trilhas, diz Maples. Deixe-os escolher um cereal, adicionar nozes (que, ela observa, são ricas em fibras e proteínas) e até mesmo jogar algumas passas ou pedaços de chocolate. Da mesma forma, você pode deixá-los preparar seu próprio parfait de iogurte escolhendo iogurte, frutas, nozes e outros ingredientes.
Seja flexível. Às vezes, os horários mais bem definidos podem falhar. Se você se deparar com uma situação em que está perto da hora do jantar e seu filho está com fome, mas não teve a chance de fazer um lanche – porque, digamos, uma partida de futebol atrasou – você pode oferecer um pequeno copo de leite ou uma maçã, diz Maples. . Ou faça do jantar uma refeição menor, ela sugere.
Faça da moderação o seu guia. Quando se trata de lanches, siga a regra Cachinhos Dourados: nem muito grande, nem muito pouco, na medida certa.
“Existe o permissivo,‘ Vá fazer um lanche ’e, em seguida, existe aquela outra extremidade, onde um dos pais diz:‘ Isto contém um grama de açúcar. De jeito nenhum, não vamos fazer isso ”, diz Maples. “Em algum lugar intermediário é onde você realmente precisa pousar. ”
Melhores ideias para lanches depois da escola
Experimente essas idéias – ou coloque seu próprio estilo nelas – da próxima vez que seu filho tiver larica depois da escola.
Palitos vegetais cortados (cenouras, aipo, pimentão – o que seu filho quiser) com molho, como molho, molho de salada com baixo teor de gordura, homus ou manteiga de nozes Fatias de pita de grãos inteiros e homus Iogurte grego puro com frutas frescas e nozes picadas. fatias de peru sódico em pão integral ou manteiga de alface Grão-de-bico torradoMistura de trilhos (nozes, frutas secas, pretzels de grãos inteiros e cereais secos com baixo teor de açúcar) Queijo fatiado (cheddar, suíço, provolone) ou queijo string com fatias de pêra ou maçã Formigas em um tronco ( palitos de aipo recheados com amêndoa ou manteiga de amendoim, cobertos com passas ou cranberries secas e polvilhados com nozes picadas, como pistache) Tortilha assada com molho Pizza saudável: naan, uma tortilha ou meio muffin inglês coberto com vegetais ou sobras de frango e polvilhada com queijo e, em seguida, grelhado até espumante Envolvimento saudável: feijão preto refrito em uma tortilha de milho com queijo Cheddar, levado ao microondas por 30 a 60 segundos e servido com molho ou guacamole
Inscreva-se no nosso Boletim Informativo sobre Dieta e Nutrição!
O mais recente em dieta & Nutrição
7 dicas para tornar seus hábitos alimentares mais sustentáveis
Ao construir um prato mais saudável que se concentre menos na carne vermelha e mais nas plantas, você pode ajudar a reduzir sua pegada de carbono.
Por Hilary MachtApril 30, 2021
A dieta HMR: avaliações do plano de controle de peso, custo, alimentos e muito mais
Por Jessica Migala 20 de abril de 2021
Quais são os benefícios do óleo de peixe para a memória?
Comer uma dieta rica em peixes é bom para o cérebro e preserva a função cognitiva a longo prazo. Se os suplementos podem trazer o mesmo benefício, é muito. . .
Por Jessica Migala 19 de abril de 2021
5 benefícios dos suplementos de vitamina C
A vitamina C pode ser encontrada em muitos alimentos, mas a suplementação com doses maiores da vitamina oferece benefícios adicionais.
Por Moira Lawler em 5 de abril de 2021
7 benefícios potenciais de adicionar alho às suas receitas e refeições
O alho não é apenas ótimo para realçar o sabor dos seus pratos favoritos – pode ser bom para a sua saúde.
Por Jessica Migala 1 de abril de 2021
10 maneiras criativas de cozinhar com quinua
A quinoa muitas vezes desempenha o papel de ajudante do superalimento em pratos principais saudáveis, mas esta semente pode fazer muito mais. Para inspiração, não procure mais. . .
Por Erin Palinski-Wade, RD, CDCES 31 de março de 2021
12 sinais potenciais de que você está comendo muito açúcar
Estômago virado, irritabilidade e lentidão são todos possíveis avisos de que você está exagerando nas coisas doces.
Por Julie Revelant 30 de março de 2021
10 rodadas mais saudáveis no clássico sanduíche de queijo grelhado
Acredite ou não, você pode transformar essa comida reconfortante tipicamente indulgente em um almoço ou jantar saudável – sem sacrificar aquele sabor rico e saboroso. Esses. . .
Por Lauren Bedosky 29 de março de 2021
10 sopas embaladas com proteínas para mantê-lo satisfeito
A incorporação de proteínas em sopas traz muitos benefícios à saúde – aqui estão 10 receitas nutritivas para você começar.
Por Lauren Bedosky 19 de março de 2021
Mais evidências de que um ovo por dia pode não manter o médico longe
Um novo estudo sugere que os ovos não são bons para você quando se trata de promover a longevidade, mas as descobertas não são tão simples.
Por Lisa Rapaport 16 de março de 2021"
Se você foi diagnosticado com atrofia muscular espinhal tipo 4 (SMA), provavelmente está se sentindo um pouco surpreso e preocupado.
SMA é uma doença genética causada pela perda de neurônios motores, que são células nervosas que controlam o movimento muscular. De acordo com a Cure SMA, uma organização sem fins lucrativos que financia pesquisas e apoia pessoas com SMA, existem quatro tipos principais: os três primeiros, que compreendem a maioria dos casos de SMA, são diagnosticados em bebês, crianças e adolescentes, e esses grupos tendem a têm sintomas mais graves. Por exemplo, um bebê com SMA tipo 1 pode ter problemas para engolir ou respirar; uma criança com SMA tipo 2 pode não ser capaz de ficar de pé ou andar; e crianças e adolescentes com SMA tipo 3 que inicialmente eram capazes de andar podem ter problemas crescentes de mobilidade.
A SMA tipo 4, por outro lado, é tipicamente diagnosticada em pessoas na faixa dos 20 e 30 anos e é responsável por cerca de 5% de todos os casos de SMA, de acordo com a Muscular Dystrophy Association (MDA). Em comparação com os outros tipos de SMA, os sintomas do tipo 4 geralmente variam de leve a moderado e podem incluir fraqueza muscular, espasmos e tremores, de acordo com o Centro de Informação de Doenças Raras e Genéticas do National Institutes of Health.
Conhecimento é poder, e educar-se sobre SMA é uma das melhores maneiras de gerenciar e tratar sua condição, diz Charlotte Sumner, MD, professora de neurologia e neurociência na Escola de Medicina da Universidade Johns Hopkins, em Baltimore. Para obter as informações de que você precisa, faça essas perguntas ao seu médico.
1. Quais são os sintomas que devo sentir e quando podem aparecer?
Os primeiros sintomas da SMA tipo 4, que podem incluir fraqueza nos músculos proximais – os músculos mais próximos ao meio do corpo – são muito semelhantes aos de uma doença muscular, diz o Dr. Sumner.
“Os pacientes costumam ser rotulados erroneamente”, diz Sumner. “Ainda recebo pacientes que são diagnosticados erroneamente como portadores de distrofia muscular da cintura escapular [uma doença que causa perda de massa muscular]. ”
Pessoas com SMA tipo 4 podem ter dificuldade em se levantar de uma cadeira ou alcançar algo em uma prateleira, diz Bakri Elsheikh, MD, professor associado de neurologia e diretor do Centro de Cuidados Clínicos MDA do Centro Médico Wexner da Universidade Estadual de Ohio, em Columbus . Embora cada caso individual seja diferente, alguns pacientes também podem sentir fraqueza nos músculos respiratórios e a SMA pode eventualmente prejudicar a capacidade de uma pessoa de correr e andar, especialmente sem o diagnóstico e tratamento corretos.
Outros sintomas podem incluir fadiga, dificuldade para subir escadas e tremores finos ou tremores nas mãos, dedos e língua, diz Anne Stratton, MD, uma médica pediátrica e especialista em reabilitação do Hospital Infantil Colorado em Aurora.
A principal coisa a lembrar é que a doença é muito lenta em sua progressão como usar rhino gold gel, diz Sumner, e tem havido um enorme progresso no tratamento de SMA. Hoje, observa ela, existem tratamentos que podem retardar o agravamento dos sintomas. “Cinco anos atrás, não tínhamos nada”, diz Sumner. “Hoje, existem tratamentos que podem retardar o progresso da doença. ”
2. É possível que eu tivesse sintomas, mas não soubesse disso?
Como os sintomas tendem a ser leves e muitas vezes se tornam perceptíveis apenas quando começam a interferir com as atividades normais, é provável que algumas pessoas tenham experimentado coisas como leve fraqueza muscular sem perceber que tinham SMA tipo 4. “É possível que muitos tenham apresentado sintomas na infância ou adolescência”, diz o Dr. Elsheikh.
“Pacientes com SMA tendem a ter articulações mais soltas e menos robustos”, diz o Dr. Stratton.
3. Que tipo de assistência para caminhar posso precisar no futuro?
Não há como saber se você precisará usar uma bengala, cadeira de rodas ou outro dispositivo auxiliar, em parte porque cada pessoa com SMA é diferente, diz Stratton. Mas ela observa que os auxiliares de mobilidade, como scooters, podem ser muito úteis para ajudá-lo a economizar energia para quando quiser caminhar.
“Se você estiver em um aeroporto ou um grande supermercado, pode usar sua scooter motorizada para poder andar pela casa”, diz Stratton.
4. Quais opções de tratamento estão disponíveis para SMA?
Atualmente, existe apenas um medicamento – o nusinersen – aprovado pela Food and Drug Administration (FDA) para o tratamento da SMA tipo 4, de acordo com o MDA. O Nusinersen, que é aprovado para pessoas de todas as idades e tipos de SMA, é uma injeção espinhal que pode ajudar a diminuir ou interromper os sintomas. A droga é projetada para ajudar o corpo a aumentar os níveis da proteína do neurônio motor de sobrevivência (SMN), uma substância química considerada importante para o funcionamento normal do neurônio motor. (Pessoas com atrofia muscular espinhal não produzem SMN suficiente.)
“Para a grande maioria dos pacientes do tipo 4, [a injeção] pode ser feita em uma clínica ambulatorial padrão”, diz Sumner.
Uma terapia de substituição de genes chamada onasemnogene abeparvovec-xioi também está disponível, mas só foi aprovada pelo FDA para uso em crianças menores de dois anos. Existem também outros tratamentos sendo testados em ensaios clínicos, de acordo com o Cure SMA, incluindo um medicamento oral diário que está em vias de ser aprovado pelo FDA em 2020.
5. O que posso fazer para me manter saudável?
Embora os sintomas de SMA tipo 4 tendam a ser relativamente leves, algumas pessoas podem sentir fraqueza nos músculos respiratórios, o que pode dificultar a tosse e a eliminação das secreções, o que pode aumentar o risco de desenvolver problemas respiratórios, como pneumonia, diz Stratton.
“Se você pegar um resfriado ou ficar doente, sua tosse pode não ser tão forte quanto a de uma pessoa normal”, diz ela. É por isso que é particularmente importante ser proativo. “Lave suas mãos e higienize seu telefone e sua estação de trabalho”, diz Stratton. “Esteja alerta extra. ”
Embora não haja nenhum alimento específico que possa ser útil para os sintomas da SMA, Stratton sugere trabalhar com um nutricionista ou nutricionista. Manter uma dieta saudável em geral não é importante apenas para sua saúde, mas também pode ajudar a prevenir o ganho de peso extra, o que pode piorar sua SMA. “Se você tem músculos fracos e está acima do peso, pode experimentar declínio funcional”, diz Elsheikh.
6. Ainda posso descobrir se tenho SMA?
O exercício é particularmente importante se você tiver SMA, porque pode prevenir contraturas, que é um endurecimento dos músculos e outros tecidos que leva à diminuição dos movimentos das articulações. Também pode ajudá-lo a manter a força muscular, a mobilidade e a amplitude de movimento.
Para pessoas que também têm constipação – outro problema que pode ocorrer com SMA tipo 4 – os exercícios podem ajudar a melhorar o tônus muscular e “manter as coisas em movimento”, diz Stratton.
Stratton recomenda trabalhar com um fisioterapeuta especializado no tratamento de pessoas com SMA. “Um fisioterapeuta pode ajudá-lo a identificar coisas que você ainda pode fazer e se concentrar em [manter sua mobilidade]”, diz Statton.
7. Existe uma cura em andamento?
Não há cura, mas pesquisas promissoras estão disponíveis. “Estamos em uma era empolgante, com pesquisas em andamento em andamento sobre terapias que modificam a doença”, diz Elsheikh.
Além de terapias que funcionam para aumentar a quantidade de proteína SMN no corpo, os pesquisadores estão investigando maneiras de direcionar os tratamentos de outros sistemas no corpo afetados pela SMA. (Esses são chamados de abordagens “não SMN”.) Por exemplo, alguns tratamentos podem funcionar para proteger os músculos ou restaurar a perda muscular, enquanto outros são voltados para proteger os neurônios motores afetados pela perda de proteína SMN, de acordo com Cure SMA.
E muitos cientistas hoje acreditam que uma combinação de abordagens baseadas em SMN e terapias não SMN pode ser a melhor maneira de tratar pessoas com SMA, de acordo com Cure SMA. Isso pode significar tomar dois medicamentos juntos ou tomar um em um estágio específico do tratamento e outro em um estágio diferente da doença.